Exercícios de Termo 2º Ano CF

Exercícios de Física
Termometria                                                                                    Prof. Lafer – 2016

1.      Um mau fabricante de termômetro graduados na escala Celsius construiu um termômetro que apresentava os seguintes erros:
1º - no ponto de gelo indicava + 4 ºC
2º - no ponto de vapor indicava + 96 ºC
            Determine:
a) uma equação de correção para esse termômetro
b) a temperatura em que ele indica o valor correto em Celsius.

2.      (Cesgranrio) Uma criança está febril, e a mãe coloca-lhe um termômetro clínico debaixo do braço. Depois de 5 minutos, o termômetro é retirado e marca 38,0  ºC. Qual das opções abaixo melhor representa os gráficos temperatura ´ tempo da criança e do termômetro?








3.      (Cesgranrio)  A temperatura  de ebulição do nitrogênio, sob pressão normal, é 77K. Na escala Celsius essa temperatura se escreve:
( a )  - 350 ºC              ( b )  - 175 ºC              ( c )  100 ºC                ( d )  - 196 ºC              ( e )  - 160 ºC

4.      (Cesgranrio)  Nos laboratórios de física de baixas temperaturas (criogenia), é de uso comum o hélio líquido como fluido refrigerante. A temperatura de ebulição normal do hélio é 4,2 K. Como se expressa esta temperatura na escala Celsius?
( a )  - 277 ºC                                                 ( b )  - 269 ºC
( c )  -196 ºC                                                  ( d )  42 ºC                                          ( e )  100ºC

5.      (UFF)  Uma menina chamada Aline vai para o Chile e lhe informam que, nesse país, em janeiro, a temperatura média é de 64,4 ºF. Na escala Celsius, o valor correspondente é:
( a )  15 ºC                                                      ( b )  16 ºC                                          ( c ) 17 ºC
( d )  18 ºC                                                     ( e )  19 ºC

6.      (UFRJ-88) No verão os termômetros de Dakar marcaram uma temperatura máxima q = 95 ºF . Qual é essa temperatura na escala Celsius?

7.      Aquecer um determinado corpo de 45 ºF a 180 ºF equivale, na escala Celsius, a uma variação de temperatura  igual a:
( a )  82,2 ºC                                                   ( b )  75 ºC                                          ( c ) 135 ºC
( d )  24,3 ºC                                                  ( e )  112,5 ºC


8.      Em que temperatura  a indicação da escala Fahrenheit supera em 8 graus ao triplo da indicação da escala Celsius?


9.      O que é o Zero Absoluto? Ele existe na prática? Qual seu valor em Celsius? 

2 comentários: