TRABALHO 2º ANO CF

Colégio Estadual Cardoso Fontes Prof. Luiz Alfredo Lafer Ferraz – 2016 – 1º bimestre
 
 



1)  Um mecânico, medindo a temperatura de um dispositivo do motor do carro de um turista americano, usou um termômetro cuja leitura digital foi de 92°C. Para que o turista entendesse melhor a temperatura, o mecânico teve de converter a unidade de temperatura para Fahrenheit.
Qual foi o valor da temperatura após esta conversão?

 2)  Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal tem temperatura de 78 K. Calcule essa temperatura em:
a) graus Celsius (°C);  b) graus Fahrenheit (°F)

 3)  Com o objetivo de recalibrar um velho termômetro com a escala totalmente apagada, um estudante o coloca em equilíbrio térmico, primeiro, com gelo fundente e, depois, com água em ebulição sob pressão atmosférica normal. Em cada caso, ele anota a altura atingida pela coluna de mercúrio: 10,0 cm e 30,0 cm, respectivamente, medida sempre a partir do centro do bulbo. A seguir, ele espera que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o laboratório e verifica que, nesta situação, a altura da coluna de mercúrio é de 18,0 cm. Qual a temperatura do laboratório na escala Celsius deste termômetro?



a) 20 °C
b) 30 °C
c) 40 °C
d) 50 °C
e) 60 °C
 
 4)  Qualquer indicação na escala absoluta de temperaturas é:
a) sempre inferior ao zero absoluto.                             
b) sempre igual ao zero absoluto.
c) nunca superior ao zero absoluto.                                               
d) sempre superior ao zero absoluto.             
e) sempre negativa.

 5)  Uma caixa de filme fotográfico traz a tabela apresentada a seguir, para o tempo de revelação do filme, em função da temperatura dessa revelação.
A temperatura em °F corresponde exatamente ao seu valor na escala Celsius, apenas para o tempo de revelação, em min, de:
a) 10,5
b) 9
c) 8
d) 7
e) 6



 6) Uma escala termométrica X é construída de modo que a temperatura de 0°X corresponde a -4°F, e a temperatura de 100°X corresponde a 68°F. Nesta escala X, a temperatura de fusão do gelo vale:
a) 10 °X                             
b) 20 °X                
 c) 30 °X                       
 d) 40 °X           
  e) 50 °X







 7) O gráfico a seguir representa a correspondência entre uma escala X e a escala Celsius. Os intervalos de um grau X e de um grau Celsius são representados nos respectivos eixos, por segmentos de mesmo comprimento. A expressão que relaciona essas escalas é:
a) tx = (tc + 80)
b) (tc/80) = (tx/100)
c) (tc/100) = (tx/80)
d) tx = (tc - 80)
e) tx = tc
 














 8)  Um cientista criou uma escala termométrica D que adota como pontos fixos o ponto de ebulição do álcool (78 °C) e o ponto de ebulição do éter (34 °C). 
O gráfico a seguir relaciona esta escala D com a escala Celsius.




A temperatura de ebulição da água vale, em °D:
a) 44
b) 86
c) 112
d) 120
e) 160












9) Nas escalas Celsius e Fahrenheit representadas a seguir, estão anotadas as temperaturas de fusão de gelo e ebulição da água à pressão normal. Sabendo-se que o intervalo entre as temperaturas anotadas foram divididas em partes iguais, ao se ler 32°C, quanto marcará a escala Fahrenheit para a mesma temperatura?
a) 112,6 °F                                                          
b) 64,0 °F
c) 89,6 °F                                                             
d) 144,0 °F
e) 100,0 °F










 10)  O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60 °C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?
a) 108 °F                              b) 60 °F                                 c) 140 °F                               d) 33 °F                                 e) 92 °F

 11) Para medir a febre de pacientes, um estudante de medicina criou sua própria escala linear de temperaturas. Nessa nova escala, os valores de 0 (zero) e 10 (dez) correspondem respectivamente a 37°C e 40°C. A temperatura de mesmo valor numérico em ambas escalas é aproximadamente:
a) 52,9°C.                             b) 28,5°C.                             c) 74,3°C.                             d) -8,5°C.                              e) -28,5°C.

 12)  Qual é a temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius, é:
a) 50 °C.                               b) 40 °C.                               c) 30 °C.                               d) 20 °C.                               e) 10 °C.

 13)  Um pesquisador verifica que uma certa temperatura obtida na escala Kelvin é igual ao correspondente valor na escala Fahrenheit acrescido de 145 unidades. Esta temperatura na escala Celsius é:
a) 55 °C.                               b) 60 °C.                               c) 100 °C.                             d) 120 °C.                             e) 248 °C.

 14) Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a) 1,8 °C                               b) 3,0 °C                               c) 5,4 °C                               d) 6,0 °C                               e) 10,8 °C

 15) Um turista, ao descer no aeroporto de Nova Yorque, viu um termômetro marcando 68 °F. Fazendo algumas contas, esse turista verificou que essa temperatura era igual à de São Paulo, quando embarcara. A temperatura de São Paulo, no momento de seu embarque, era de:
a) 10 °C                                b) 15°C                                 c) 20 °C                                d) 25 °C                                e) 28 °C

 16) Em dois termômetros distintos, a escala termométrica utilizada é a Celsius, porém um deles está com defeito. Enquanto o termômetro A assinala 74 °C, o termômetro B assinala 70 °C e quando o termômetro A assinala 22 °C, o B assinala 20 °C. Apesar disto, ambos possuem uma temperatura em que o valor medido é idêntico. Este valor corresponde, na escala Kelvin, a:
a) 293 K                                               b) 273 K                               c) 253 K                                d) 243 K                               e) 223 K

 17) Relativamente à temperatura -300°C (trezentos graus Celsius negativos), pode-se afirmar que a mesma é:
a) uma temperatura inatingível em quaisquer condições e em qualquer ponto do Universo.
b) a temperatura de vaporização do hidrogênio sob pressão normal, pois, abaixo dela, este elemento se encontra no estado líquido.
c) a temperatura mais baixa conseguida até hoje em laboratório.
d) a temperatura média de inverno nas regiões mais frias da Terra.
e) a menor temperatura que um corpo pode atingir quando o mesmo está sujeito a uma pressão de 273 atm.

 18) Em um termômetro de líquido, a propriedade termométrica é o comprimento y da coluna de líquido. O esquema a seguir representa a relação entre os valores de y em cm e a temperatura t em graus Celsius.
Para esse termômetro, a temperatura t na escala Celsius e o valor de y em cm satisfazem a função termométrica
a) t = 5y
b) t = 5y + 15
c) t = y + 25
d) t = 60 y - 40
e) t = y








19)  A temperatura da cidade de Curitiba, em um certo dia, sofreu uma variação de 15 °C. Na escala Fahrenheit, essa variação corresponde a
a) 59                                      b) 45                                      c) 27                                       d) 18                                      e) 9
20)  Com respeito à temperatura, assinale a afirmativa mais correta:
a) A escala Celsius é usada em todos os países e é uma escala absoluta. A escala Kelvin só é usada em alguns países por isso é relativa.
b) A Kelvin é uma escala absoluta, pois trata do estado de agitação das moléculas, e é usada em quase todos os países do mundo.
c) A escala Celsius é uma escala relativa e representa, realmente, a agitação das moléculas.
d) As escalas Celsius e Kelvin referem-se ao mesmo tipo de medida e só diferem de um valor constante e igual a 273.
e) A escala Celsius é relativa ao ponto de fusão do gelo e de vapor da água e o intervalo é dividido em noventa e nove partes iguais.

21)  Um pesquisador, ao realizar a leitura da temperatura de um determinado sistema, obteve o valor -450. Considerado as escalas usuais (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), podemos afirmar que o termômetro utilizado certamente NÃO poderia estar graduado:
a) apenas na escala Celsius.                            b) apenas na escala Fahrenheit.
c) apenas na escala Kelvin.                             d) nas escalas Celsius e Kelvin.                       e) nas escalas Fahrenheit e Kelvin

22)  Analise as seguintes afirmações sobre conceitos de termologia:
I) Calor é uma forma de energia.
II) Calor é o mesmo que temperatura.
III) A grandeza que permite informar se dois corpos estão em equilíbrio térmico é a temperatura.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) I.                                        b) II.                      c) III.                     d) I e II.                 e) I e III.

23) Um cobertor de lã tem por função:
(   )  dar calor ao corpo
(   )  reduzir a transferência de calor do corpo para o ambiente exterior
(   )  esquentar o corpo por causa da baixa temperatura do ar ambiente
(   )  reduzir a temperatura do ar no ambiente exterior
(   )  ser condutor de calor

24) Uma boa definição para calor pode ser:
(   ) um fenômeno físico que percebemos principalmente no verão.
(   ) qualquer transferência de energia entre dois corpos.
(   ) transferência de energia de um corpo “mais frio” para um corpo “mais quente”
(   ) transferência de energia entre dois corpos com temperaturas diferentes.
(   ) fenômeno físico que trata de todas as transferências de energias entre dois corpos.

25)   Você põe a ponta de um garfo todo de metal no fogo e o segura pela outra ponta. Em pouco tempo você sentirá o garfo quente, a ponto de não mais poder segura-lo.  Esse é um exemplo de propagação de calor por
(   )  irradiação                     (   )  convecção                    (   )  constipação                 (   )  condução                   (   )  compensação

26)  Qual é a única forma de propagação de calor que acontece no vácuo?
(   )  irradiação, pois a propagação acontece através de deslocamento de moléculas.
(   )  convecção, pois a propagação acontece através de deslocamento de moléculas.
(   )  irradiação, pois a propagação acontece através de ondas eletromagnéticas.
(   )  condução, pois a propagação acontece através de deslocamento de moléculas.
(   )  convecção, pois a propagação acontece através de ondas magnéticas.

27)    Baseado nas informações sobre propagação de calor, podemos afirmar que:
(    ) na condução as moléculas se deslocam mais rapidamente nos metais do que nos líquidos
(    ) a irradiação necessita de um meio material para acontecer
(    ) a convecção é o único tipo de propagação de calor que pode ocorrer no vácuo
(    ) a condução é o tipo de propagação que acontece através de ondas eletromagnéticas
(    ) a convecção é o tipo de propagação que se baseia no deslocamento de moléculas

28)  Abaixo você tem duas perguntas sobre propagação de calor. Marque a opção que apresenta as respectivas respostas corretas
Ventos e correntes marítimas são exemplos de que tipo de propagação de calor?
Você está se esquentando à beira de uma fogueira. Nesse caso, que tipo de propagação de calor está acontecendo?
(    )  irradiação e condução.                                       (    )  convecção e condução.
(    )  irradiação e irradiação.                                       (    )  convecção e irradiação.                           (    )  condução e irradiação.

29)  A transmissão de calor por convecção só é possível:
(    ) no vácuo                  (    ) nos sólidos                 (    ) nos líquidos                  (    ) nos gases           (    ) nos fluidos em geral.


30)  Uma carteira escolar é construída com partes de ferro e partes de madeira. Quando você toca a parte de madeira com a mão direita e a parte de ferro com a mão esquerda, embora todo o conjunto esteja em equilíbrio térmico:
(    ) a mão direita sente mais frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor;
(    ) a mão direita sente mais frio que a esquerda, porque a convecção na madeira é mais notada que no ferro;
(    ) a mão direita sente mais frio que a esquerda, porque a convecção no ferro é mais notada que na madeira;
(    ) a mão direita sente menos frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor;
(    ) a mão direita sente mais frio que a esquerda, porque a madeira conduz melhor o calor.


Um comentário: